quarta-feira, 29 de outubro de 2008

1º Raid BTT - JUNCAL 28/09/2008

JUNCAL (LEIRIA) 2008
28\09\2008










Organização:www.clube.bttjuncal.com.sapo.pt
Inscrição: 8 euros
km anunciados: 45 km
Localização: Juncal-Porto de Mós-Leiria (167 km)



Acordei perto das 05.30 horas da manhã para me fazer à estrada pelas 06.30 horas com chegada prevista ao Juncal quando fossem 08:30 horas.
A viagem é feita quase toda por auto-estrada exceptuando os últimos km, mas coisa pouca. Atenção: quando se sai da auto-estrada, deve-se virar à direita e depois é sempre em frente.

Cumpri o horário estipulado e cheguei à hora prevista. Não havia fila na secretaria pelo que foi sempre a andar até estar no ponto de partida.
Fiquei mais ou menos no meio do pelotão. A partida estava agendada para as 09:00 horas.
Mais nada a assinalar. Estava uma bela manhã de sol, um pouco fresca ao inicio, mas nada de mais.



150 participantes à partida.


Foram 15 os minutos de atraso.


Na partida alguns Bttistas estavam com mais pressa… resolvi seguir no meu próprio ritmo.


A prova em si começou com 15 minutos de atraso.
Um inicio rápido pela vila fora com uma passagem muito gira por entre um pomar.
A prova foi marcada toda ela por grande dificuldade técnica em algumas descidas e principalmente nas subidas, duríssimas diga-se. As descidas também a determinado momento moeram todo o meu ser.
A publicidade que a organização fizera aos single tracks e trilhos agradáveis fez jus à realidade. Muito, muito bom.
A reter: comecei talvez depressa demais e esgotei-me demasiado cedo. Grande parte da prova em sofrimento e em quebra. Talvez se deva também às poucas horas dormidas (entre 4 e 5 horas mal dormidas)
Ainda assim merece garantidamente uma visita no próximo ano!




Uma ligação asfaltada já no último terço da prova.









Fiz uma boa parte da prova como mostram as fotos: solitariamente. Penso que estive no centro da acção, ou seja, o pelotão partiu-se pelo meio e fiquei isolado entre ambas as partes. Só de quando em vez aparecia um Bttista para ultrapassar ou eu próprio era ultrapassado.
Houve sempre um grande fair-play entre os que fui encontrando.
Já mais perto do final é que apareceu um puto novo que já me estava a chatear porque ultrapassava-me e depois parava e depois ultrapassava-me outra vez e assim sucessivamente em mais uma ou outra ocasião.




Perto do fim um caminho pedestre feito em madeira e com a distância de 1 km localizado num vale, foi giro de se fazer





Chegada à vila já perto do final com um adversário à vista que seguia numa pedalada forte. Aproveitei o seu ritmo e fui à boleia até à meta.

A chegada é rápida nos 2 últimos km aproximadamente e por se tratar de uma vila, obviamente que não se percorrem muitas ruas. Ainda assim foi bastante satisfatória e apesar de estar bastante desgastado senti que poderia ter dado mais nesta última etapa. A distância bateu certinha com o anunciado, ou seja, 45 km. Boa fita métrica a da organização!
Nota negativa para os banhos (balneário junto à secretaria) pois o balneário não tinha condições: pequeníssimo e sem água quente. Valeu o bom espírito dos presentes para ultrapassar as adversidades.
Encontrar a zona de almoços não foi dificil depois de perguntar a direcção à organização.
Todo o pessoal foi extremamente simpático e a refeição estava uma maravilha. Foi repetir até mais não. Eis o menu:
- Sopa da Pedra
- Grelhada Mista
- Água, sumos, cerveja, coca-cola e vinho
Só faltou uma sobremesa e o cafezinho… Mas das prendas oferecidas (muitas por sinal) constava uma saqueta de Kit Kats em bolinhas que fez as delicias do meu paladar.


À mesa pois claro, a encher a pança. Nada que não fosse merecido. Trocámos algumas impressões sobre a prova e de maneira geral todos gostaram.



Conclusão final: apesar da dureza da prova, merece sem dúvida destaque no calendário do
próximo ano.

- O melhor: single tracks sem fim; trilhos maravilha; boas paisagens; simpatia da
organização.
- O pior: só os banhos mas nada de mais.

Frase que marca a prova: “não sei se prefiro as descidas se as subidas” foi o que eu disse no fim
porque eram trilhos longos e que obrigavam a grande concentração,
destreza e força.




nanex.

3 comentários:

Tiago "Pichas" disse...

faltam os km percorridos (só para te imaginar...).
Quantos foram?

nuno disse...

tem toda a razao o amigo "pichas".
foram os anunciados 45 km, nem mais nem menos.
ja esta devidamente rectificado. Obrigado miudo.

As Minhas Pedaladas disse...

Olá, Nanex, ainda bem que gostas-te, fiz parte da organização, para o ano tens que convencer o Rui Ruim a aparecer. Mas se as saudades forem muitas é só avisares e aparecer no mesmo local, aos domingos de manhã ás 9:00 horas.
Boas Pedaladas
joão

http://asminhaspedaladas.blogspot.com/2008/09/1-raid-btt-clube-btt-do-juncal.html

TEMOS MAIS OVOS QUE O ARMSTRONG